Kidou Keiji Jiban




Kidou Keiji Jiban (Policial de Aço Jiban, como ficou conhecido no Brasil) é uma série da franquia Metal Hero produzida pela Toei Companyentre 1989 e 1990. Trazida no Brasil pela falida Top Tape, foi exibida pela Rede Manchete. Ao todo tem 52 episódios.

História

O policial Naoto Tamura sacrificou sua vida para derrotar um dos monstros da organização Biolon, mas renasceu como o Policial de Aço Jiban, passando a combater o grupo maligno, liderado pelo Doutor Jean Marrie. Ao mesmo tempo em que combate o grupo maligno, Naoto busca por Ayumi.

Personagens

  • Naoto Tamura/Jiban - Policial do departamento de Tóquio, que teve sua vida mudada quando salvou a vida do Dr. Igarashi e de Ayumi do monstro de Biolon. Foi ressuscitado e reconstruído para se tornar o Policial de Aço Jiban. Finge ser um policial atrapalhado para manter a identidade secreta.
  • Yoko Katagiri - chefe do departamento de polícia, tem uma relação de afeto com Naoto. Policial invocada, não leva desaforo para casa e está sempre ajudando Jiban na luta contra Biolon. Mesmo no final da série, fica em dúvida se Naoto é mesmo Jiban.
  • Ayumi Igarashi - Neta de Doutor Igarashi, ajudou o avô e o Sr. Yanagida a salvar Naoto e na criação do Policial de Aço Jiban. Perde a memória no meio da série depois que saltou da cachoeira, para não abraçar Jiban, pois nela foi colocado um anel-bomba, e foi encontrada por Ryu Hayakawa, passando a conviver com ele. Raptada pela Rainha Cosmos, é aprisionada e posta na frente de Jiban, o qual havia sofrido vários danos, impedindo-o de se afastar do anel. A bomba do anel inicia contagem regressiva, e, como último recurso, Jiban tem de retirar o anel do dedo de Ayumi, com um tiro preciso. Ryu leva o anel e o atira para longe para salvar Ayumi e Jiban, mas acaba morrendo pela força da explosão. Ayumi é levada em seguida por Biolon e só reencontra Jiban (Naoto, seu irmão) no último episódio. Até lá, sofre várias perseguições até ser capturada por Biolon.
  • Seichiro "Seichi" Muramatsu - Chefe da central de polícia, é o personagem cômico da série. Atrapalhado, se diz ser um policial corajoso e é apaixonado por Yoko. Vive dando ordens a Naoto.
  • Doutor Kenzo Igarashi - Mentor do plano Jiban. Para destruir Biolon, acaba morrendo, mas antes põe em prática o seu plano, ressuscitando Naoto na pele do Policial de Aço Jiban.
  • Policial Seiichi Yanagida - Auxiliar do Doutor Igarashi, depois que ele morre passa a ser o chefe da organização Jiban, morre no final da série depois que descobre a base secreta do Biolon, ao fazer com que Biolon descubra a base secreta de Jiban e lançar um míssil.
  • Ryu Hayakawa - Aparece na série depois que Ayumi cai da cachoeira e perde a memória. Um rapaz de bom caráter, acaba adotando Ayumi com o nome de Midori, é perseguido várias vezes como bandido perigoso, até que arrisca a própria vida para salvar Jiban, ao levar o anel-bomba para longe dele e de Ayumi, perdendo a vida com a explosão.
  • Boris - pequeno robô criado pelo Dr. Igarashi para ajudar Jiban e Ayumi.
  • Halley - Robô simpático que passa a ajudar Jiban, quando é destruído por Biolon. Após ser reconstruído, é unido a Bóris até os dois serem um só. Morre junto com o Sr. Yanagida nos estertores do seriado.

Curiosidades

  • Jiban é considerado por muitos como mais uma das inúmeras cópias japonesas do Robocop, herói cibernético do cinema americano que ficou famoso no final dos anos 1980 e e início dos anos 1990, mas o conceito de um policial morto que é transformado num ciborgue já tinha sido abordado no anime O Oitavo Homem, nos anos 1960.
  • Jiban foi a única série tokusatsu que foi trazida para o Brasil ao mesmo tempo em que estava sendo produzida em seu país de origem.
  • No Brasil, a empresa de brinquedos Glasslite, colocou à venda inúmeros brinquedos relacionados com a série, assim como já havia feito em outras séries. No Japão, os brinquedos foram fabricados pela Bandai.
  • O ator Shouhei Kusaka participou de um episódio de Sharivan e ainda interpretou em Jiraiya o ninja Kamenin Uruha.
  • O ator Ryohei Kobahashi (Ryu Haiakawa), no ano seguinte, participaria
    da série Fiveman, interpretando Fumiya Hoshikawa/Five Black e se casou com a atriz Megumi Sakita(Remi/Five Yellow).
    O personagem Manabu Yamashi da série antecessora, Jiraiya, onde
  •  era o irmão de criação do Ninja de Togakuri, aparece em um dos episódios.
  • Antes de viver a policial Yoko Katagiri, Michiko Enokida interpretou um ano antes o papel de Kazumi em
    Jiraiya, além da paranormal Kyoko Matoba em Kamen Rider Black RX.
    Do elenco brasileiro de dublagem já faleceram Carlos Laranjeira (Na
  • oto Tamura/Jiban), Gastão Malta (alguns bionods) e Marcos Lander (algumas pontas).
  • Jiban, a princípio, estava planejado para ser uma série continuação de Jiraiya, enfocando a história de um "Policial Ninja". Porém, quando tal projeto estava sendo concebido, a Toei (produtora da série) não contava com o surgimento do filme norte-americano Robocop, que se tornou um grande êxito de bilheteria e ficaria em voga na época. Resultado: todo o planejamento para o "Policial Ninja" foi por água abaixo. Os produtores da Toei, para pegarem carona no sucesso do policial "homem-máquina" de Detroit, mudaram totalmente o roteiro e criaram, às pressas, a série de um policial de aço. Por essa razão, o personagem não tenha cenas de transformação, nem trilhas musicais próprias (BGM's), que foram reaproveitadas de JaspionGavanSharivan e Shaider.
  • No episódio 34, Jiban morre, e no episódio 35 é ressuscitado, apresentando novos armamentos. Entre eles o Poder Braquial, a Agulha Giratória, ambas acopladas em seus braços, e o Auto Canhão, com um canhão de impacto e uma metralhadora de longo alcance. Rescussitado, passou a ser reconhecido como Perfect Jiban, nome que só o Dr. Jean Marrie descobriu e revelou no começo do episódio 39.
  • Junto com Kamen Rider Black, Cybercops, Kamen Rider Black RX e Spielvan, Jiban também não teve seu final exibido no Brasil. Sobre os dois últimos episódios de Jiban (51 e 52), de acordo com uma entrevista feita com José Rozsenblitz (um dos sócios da Top Tape, empresa que tem os direitos sobre a série no Brasil desde a época da exibição na Rede Manchete) o seriado foi dublado por completo, incluindo os 2 episódios em questão.
  • O ator Satoshi Kurihara que participou do seriado Sharivan como general Gailer fez uma participação especial no episódio 2 como inspetor Ikeda.
  • No episódio 03 (A Conspiração dos Vegetais), um dos garotos raptados pela gangue do Biolon está utilizando uma camisa do Santos Futebol Clube (a camisa listrada na vertical em preto e branco).
  • No episódio 16 (O Monstro Invisível), na cena em que Jean-Marie imagina como as crianças tornadas invisíveis cometeriam seus crimes, no assalto a uma loja de brinquedos uma das caixas furtadas pelas crianças invisíveis está estampada com uma imagem dos Cavaleiros do Zodíaco, na qual se percebe claramente uma ilustração de Seiya de Pégaso.
Fonte:wikipedia

0 Response to "Kidou Keiji Jiban"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme