Akira










O filme foi lançado no Japão em 16 de Julho de 1988, arrecadou milhões, abocanhou dezenas de prêmios internacionais e consagrou seu autor, Katsuhiro Otomo, como um dos maiores mestres da animação mundial. "Akira" é baseado no 
mangá homônimo, um clássico japonês com mais de 2000 páginas. 

Transportá-lo para a telona foi um grande desafio. Um enredo cheio de pequenos detalhes poderia ficar extremamente falho se o "movie" não tivesse um argumento muito forte. Uma série de cortes foram feitos, mas a grande maioria diz respeito à ligação dos personagens. No Brasil o 
mangá de Akira apareceu no início da década de 90 e, da mesma forma obscura que surgiu, ele desapareceu por um longo tempo, sendo finalizado apenas após 8 anos de longa espera.

O "movie" se passa numa Tokyo (hoje chamada de Neo Tokyo) já abalada por uma Terceira Guerra Mundial, e o ano é 2019. Gangues de motoqueiros povoam uma nova cidade aterrorizada por grupos anti-governamentais. Kaneda é o líder de uma dessas gangues, e certa noite ele é avisado que um grupo rival invadiu seu território. Seu grupo sai à caça do grupo rival (chamado de "Palhaços") e, durante a perseguição, um dos membros de seu grupo acaba se desgarrando. Este membro desgarrado, Tetsuo, sofre um acidente misterioso, e acaba sendo presa de um coronel com sede de poder e de um doutor meio paranóico. Numa tentativa de livrar seu jovem amigo, Kaneda acaba por se envolver com um grupo de anarquistas. Ele, juntamente com uma jovem chamada Kay, parte para tentar ajudá-lo. 







Neste meio tempo, Tetsuo se torna vítima de uma série de experiências, as quais tentam fazer com que ele desenvolva uma espécie de poder psíquico. Esta força surpreendente e assustadora acaba por enlouquecê-lo aos poucos, fazendo com que ele comece a perder o auto-controle. O poder é comparado ao de "Akira", o qual era uma experiência revolucionária que resultou no desastre conhecido como "A Terceira Grande Guerra". Agora todos devem se unir para evitar uma nova tragédia de proporções mundiais. 

Há alguns anos, surgiram rumores de um novo "Akira", que seria a continuação do "movie" inicial, mas tudo, por enquanto, não passa de especulações. Existe um anime chamado "Countdown: Akira", com 3 OVAs produzidos em 1995, que não passa de um "
hentai" ligado à série "Countdown", e sem qualquer relação com a obra de Katsuhiro Otomo. Em outras palavras: um não tem nada haver com o outro.

Lembrando também pra quem costuma jogar KOF (King of Fighters): o personagem K9999 é tido como um "defeito" entre a linhagem dos K´s (clones que receberam a infusão do poder de Kyo). Ele é todo baseado no personagem de Tetsuo. Seus poderes vão além daqueles possuídos por K' (fogo). Com personalidade totalmente arrogante, seu maior desejo é ser respeitado e reconhecido por sua superioridade. Com toda a certeza ele lembra alguém, né? ^___^







AKIRA faz jus a tanta fama?

Sem dúvida alguma! Com uma animação impecável, a cargo de Nakamura Takashi, "design" nas mãos de Mizutani Toshimaru, uma trilha sonora perfeita desenvolvida por Yamashiro Geino e "script" por conta de Hashimoto Izo e o próprio Katsuhiro Otomo, AKIRA é um dos melhores longa-metragens de todos os tempos. São 124 minutos de pura ação, suspense e terror, colocados lado-a-lado a uma trama psicológica de cair o queixo.

Fonte:animehaus

0 Response to "Akira"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme