Bleach


Ano:2004
Diretor:Noriyuki Abe
Estúdio:Studio Pierrot
País:Japão
Episódios:Em andamento
Duração:23 min
Gênero:Aventura / Comédia / Shounen
A Eterna Fonte de Sucesso

Se Naruto por alguns é chamado de "DBZ com ninjas" (eu reprovo essa idéia, mas...), seria Bleach um "Naruto com gente morta"? As comparações são inevitáveis devido a suas inúmeras batalhas e personagens. Porém, temos aqui um caso onde idéias "não tão originais" surpreendem. 

Bleach é, sem dúvida alguma, a grande franquia do momento, e seu sucesso é derivado de diversos fatores positivos, mas o que mais chama a atenção é o fato de que seu próprio "concorrente" (leia-se Naruto) foi um dos propulsores da série. 

Mas como isso pode acontecer? É simples: com o sucesso de Naruto, o interesse pelo estilo de anime do mesmo cresceu vertiginosamente, eis que quando Bleach começa a ser exibido, Naruto passa a exibir Fillers, que são episódios de "enrolação", apenas para dar um fôlego para o 
mangá se distanciar da versão animada. Devido à carência de episódios realmente inéditos, muitos desses "Naruto-fans" foram absorvidos por Bleach, e o resultado não podia ser outro. 

Noriaki Kubo, autor de Bleach, é praticamente um novato no ramo, tendo escrito apenas um 
mangá anterior, Zombie Powder, que foi cancelado posteriormente devido à pouca popularidade. Bleach foi enviado à Weekly Shonen Jump, e mesmo sendo um bom trabalho, já existia um anime com tema parecido na época. YuYu Hakusho (Não conheci o outro mundo por querer, hehe) englobava temas como mundo espiritual e seres sobrenaturais, portanto, Kubo teve seu trabalho recusado e ficou arrasado. Sem esperanças, Kubo recebeu uma carta de Akira Toriyama (autor de Dragon Ball) dizendo para ele continuar com o bom trabalho. Foi o que Kubo fez, e cá estamos nós, com o mangá sendo publicado na Weekly Shonen Jump e o anime sendo produzido pelo Studio Pierrot.

I See Dead People

A história de Bleach gira em torno de Kurosaki Ichigo, um adolescente com uma habilidade incomum de sentir e até mesmo ver espíritos. Acontece que, de uns tempos para cá, Ichigo percebe sua habilidade ficando cada vez mais apurada, até que um dia conhece uma misteriosa garota (que aliás, fica surpresa pelo garoto poder vê-la), que se apresenta como Kuchiki Rukia, uma Shinigami (Deus da Morte) responsável por purificar espíritos malígnos (Hollows) e enviar os espíritos bons à sociedade espiritual (ela descreve seu trabalho à partir de desenhos, sempre zuados por Ichigo). Mais tarde, um Hollow ameaça a vida da família de Ichigo, e esse, sem poder fazer nada, apenas vê Rukia ser derrotada pelo monstro. Rukia chama o garoto e decide emprestar um pouco de seus poderes a ele para tentar derrotar o monstro. Ichigo, então, ao invés de pegar emprestado uma parte dos poderes de Rukia, acaba roubando-os quase por completo (involuntariamente) e acaba com o monstro rapidamente.

Passado o susto, a garota revela a Ichigo que ele deverá trabalhar para a Soul Society em seu lugar, como um Shinigami, uma vez que seus poderes ainda não retornaram. Está aí então formada a premissa básica de Bleach.

A série segue o 
mangá sem praticamente nenhuma alteração até a conclusão da Saga da Soul Society. Após essa saga temos alguns Fillers com o mesmo propósito de Naruto (distanciar-se do mangá para o autor trabalhar em paz) que ainda estão em andamento.







BANKAAAAAAAAAI !!!

Zanpakutou é a arma Shinigami, capaz de cortar corpos espirituais. Lâminas dos mais diversos tipos, a Zanpakutou é capaz de assumir 2 formas distintas: Shikai e Bankai. Porém, para alcançar esses poderes, é necessário conhecer sua Zanpakutou, desde seu nome, até seus segredos. Poucos Shinigamis conseguem liberar a Bankai, pois é necessário muito treinamento para conquistar esse poder.

Tá legal, mas quando a coisa pega fogo pra valer?

O clímax da série até o momento é a saga da Soul Society, onde residem 13 capitães Shinigami e suas respectivas tropas, responsáveis pela segurança e ordem do Seireitei (corte dos espíritos puros). Não vou entregar a história aqui, apenas assistam. A única coisa que posso adiantar é que adrenalina, reviravoltas e porrada é o que não faltam aqui.

Spirits are always with you! Bwahahahaha!!!!

Com o passar dos episódios, somos apresentados a figurões da série, como o espírito remodelado Kon (na pele de um bichinho de pelúcia) e Don Kanonji, apresentador de um programa de TV muito famoso onde exorcisa espíritos. O cara é muito feio, ainda mais com aquele bastão ridículo. As frases de Don Kanonji misturando inglês com japonês são hilárias, realmente um dos personagens mais engraçados que já vi.

Personagens

Bleach nos apresenta uma grande quantidade de personagens, quase sempre carismáticos e com personalidades bem distintas, apesar de clichês (mas também, o que não é clichê atualmente?). Os 13 capitães são excelentes, dão um charme a mais à série. A minha única reclamação quanto aos personagens é o fato de que às vezes acontece tanta coisa junta na série, com tantos personagens distintos, que ficamos 2, 3 episódios com uma ou mais lutas em "aberto". Até mesmo Ichigo, que é o protagonista, fica sem aparecer por causa de um monte de luta rolando em outro lugar, com outros personagens. 

Tecnicamente Falando

Tecnicamente, Bleach é impecável no que se propõe. Não é nenhuma série com animação revolucionária ou à frente de seu tempo, porém, é bem feita e muito estável. Seus desenhos são absolutamente iguais ao 
mangaoriginal. Musicalmente, Bleach embalou 3 "openings" de sucesso imediato (a quarta "opening" começou agora, vamos ver se embala), porém, sua música de combate não é das melhores (na verdade começa legalzinha, mas aqueles berrinhos no meio estragam tudo).


Fonte : animehaus

0 Response to "Bleach"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme