Black Kamen Rider



Kamen Rider Black (inicialmente batizado no Brasil de Black Kamen Rider ou Blackman (Kamen Raidā Brack ou 仮面ライダーBLACK no original em japonês) é uma série de TV tokusatsu. Oitava geração dos Kamen Rider, o Black foi a primeira série da franquia a ser transmitida no Brasil, exibida pela extinta Rede Manchete a partir de 1989. A série foi produzida pela Toei Company e Ishinomori Productions, sendo exibida originalmente no Japão na TV Asahi entre 4 de outubro de 1987 e 9 de outubro de 1988. É sem dúvida alguma um verdadeiro clássico do mundo tokusatsu, fazendo enorme sucesso não só no Japão, mas em todos os outros países que foi transmitido inclusive o Brasil, até hoje é lembrado com saudades pelos seus fãs, sendo considerada por muitos a melhor série de um Rider já feita.

História

Numa noite, os irmãos de criação Issamu Minami (Kotaro Minami no original) e Nobuhiko Aikizuki comemoram o aniversário de 19 anos de ambos, rodeados por convidados influentes: políticos, artistas, etc. De repente, uma nuvem de gafanhotos surge do nada atacando a todos, mas estranhamente ninguém, exceto os irmãos aniversariantes, se abala com isso. Era o primeiro sinal do que estaria por vir. Os irmão são transportados subitamente para a base secreta dos Gorgom, uma organização temível que deseja dominar o mundo enganando os humanos. Daí se explica: Aqueles convidados foram indiferentes aos gafanhotos, que passeavam sobre seus corpos na festa, justamente por serem adeptos dos Gorgom, e ainda estavam cientes de tudo o que viria pela frente. Issamu e Nobuhiko foram escolhidos porque nasceram no mesmo segundo em que se completava um eclipse total do sol. Deste modo, passam por uma operação mutante, para adquirirem poderes e transformarem-se em homens-gafanhoto, ou como é citado na série, nos dois Imperadores Seculares. A alusão aos insetos se dá, possivelmente, por serem estes os seres vivos mais fortes do planeta, já que muitos podem levantar várias vezes o seu próprio peso. Aqui, a intenção dos Gorgom era de que os irmãos, desprovidos de memória, lutassem entre si até a morte, para que o vencedor saísse proclamado o sucessor do Grande Rei dos Gorgom. Por intervenção do pai de Nobuhiko, Issamu é o único a conseguir fugir, antes de ter a memória apagada. Mas ele já tem em seu corpo o Kingstone, a pedra responsável pela mutação, e é com estes poderes que ele se torna o Kamen Rider Black. Com a memória preservada, Issamu tem a consciência das pretensões malignas dos Gorgom. Por isso, para vingar a morte de seus pais biológicos (depois também do adotivo) e tentar salvar o irmão, além de livrar a Terra da escravidão, usará os poderes excepcionais para lutar contra essa organização do mal. Porém, mesmo determinado a libertar Nobuhiko, Issamu não consegue impedir que ele se torne o Imperador Secular Shadow Moon, seu arqui-inimigo na segunda metade da série.

Personagens

  • Kamen Rider Black (Black Kamen Rider): Issamu Minami (Kotaro Minami, no original): O protagonista da série, foi raptado pelos Gorgom junto com o irmão Nobuhiko, sofrendo assim uma mutação e se transformando em Kamen Rider Black, consegue fugir do esconderijo dos Gorgom depois que o pai de Nobuhiko interfere na experiência mutante, mas é caçado até se transformar, a partir daí fica ciente que sua missão é salvar seu irmão e proteger a terra.
  • Kyoko Akizuki: Irmã de Nobuhiko.
  • Satie (Katsumi, no original): Namorada de Nobuhiko.
  • Nobuhiko Akizuki: - Irmão de criação de Issamu (já que ele foi adotado pelo pai de Nobuhiko quando o seu verdadeiro pai foi morto pelos Gorgom), é raptado junto com Issamu no dia do seu aniversário, quando Issamu consegue fugir, ele permanece na caverna dos Gorgom, sendo reconstruído totalmente e transformado no maior inimigo de Kamen Rider Black, o vilão Shadow Moon, no final da série perde o duelo com Kamen Rider depois que o Grande Rei é destruído, ele desaparece, retornando, em dois episódios do Kamen Rider Black RX, onde morre definitivamente (embora um último lapso de bondade aconteça na sua morte, quando ele salva duas crianças e manda RX destruir o inimigo).
    Shadow Moon retorna em um especial Kamen Rider World em que enfrenta J e ZO e faz uma pequena aparição em Kamen Rider Decade.
  • Suda Ryozuke - Amigo de infância de Issamu e Nobuhiko e agora inspetor da polícia internacional, ajuda Kamen Rider Black, em alguns episódios, na luta contra os Gorgom.
  • Monstro mutante Baleia - Monstro dos Gorgom que se volta contra eles para ajudar Kamen Rider Black, quando descobre que os Gorgom pretendem destruir o mar. Quando Kamen Rider é morto por Shadow Moon o monstro Baleia o leva para uma caverna no fundo do mar ressussitando-o, nos episódios mais memoráveis da série. Depois é morto de forma covarde pelo monstro de Gorgom especialista em eliminar traidores.
  • Tropa Juvenil - Grupo formado por crianças especiais que foram raptadas pelos Gorgons e treinadas com finalidade de os servir, mas que conseguem fugir e se aliar a Kamen Rider Black na sua batalha contra os Gorgom.
Gorgom
  • Grande Rei (Sousei-Ou no original, significa Rei da Criação em japonês): O líder do Império Gorgom, quando revela sua forma para Kamen Rider Black e Shadow Moon, mostra-se como um coração gigante, o que leva a crer que o esconderijo Gorgom é algo como uma base onde existe todo o mal (visto que de lá Taurus entrou no inferno para buscar o Sabre Satã), e ele era (literalmente) o coração de tudo isso, já que o aspecto mostrado ao longo dos episódios da base Gorgom pode ser interpretado como a musculatura e partes internas do Grande Rei.
  • Shadow Moon - Desperta no episódio 35, vencendo Taurus facilmente em seguida, é o irmão de criação de Issamu Minami (Kamen Rider Black), que nasceu no mesmo dia e na mesma hora que ele, durante um eclipse solar.
  • Danker (Darom no original): Líder dos Sacerdotes dos Gorgom, sofre uma metamorfose assim como os outros dois sacerdotes, depois que liberam toda energia do corpo para ressussitar Shadow Moon, se transformando em monstro mutante, é o último dos sacerdotes a ser destruído.
  • Baraom: 2º Sacerdote dos Gorgom, é o segundo sacerdote destruído na forma de monstro mutante.
  • Pérola (Bishum no original): Sacerdotisa dos Gorgom, é a primeira a morrer, curiosamente não foi destruída por Kamen Rider Black, ela arrisca sua vida para que Shadow Moon destrua Kamen Rider Black, mas ele tem uma recaída e só a atinge, destruíndo-a. Os três sacerdotes foram os responsáveis pela operação mutante em Issamu e Nobuhiko.
  • Taurus (Birugenia no original): Lendário guerreiro, aparece entre os episódios 18 a 35. Usa como armas um escudo e a Espada diabólica, com a qual pode usar várias técnicas, como por exemplo o Vento das Trevas e o Raio Espiral. Também chegou a usar a Sabre Satã em suas últimas aparições. Tinha um relacionamento complicado com os sacerdotes, por vezes entrando em atrito com eles e até mesmo zombando de seus fracassos. Foi morto por Shadow Moon depois que este despertou.
  • Dr. Kuromatsu - Ciêntista que se aliou aos Gorgom, com a promessa de ser reconstruído como monstro mutante e alcançar a vida eterna, já que, segundo o narrador da série, estes viviam 50 mil anos. É morto pelos próprios Gorgom no episódio 19, ao fracassar nos seus planos, mas antes tem o corpo usado por Taurus, para enganar Kamen Rider Black.
  • Monstro Morcess - São monstros morcegos espiões dos Gorgom, estão sempre rondando na terra.
  • Monstros mutantes - Os monstros em Kamen Rider Black não são nunca gigantes, como acontece em vários outros tokusatsu. Todos têm a estrutura de um homem médio, e são baseados em insetos, animais e flora selvagem. Exemplos de monstros mutantes que aparecem ao longo da série são: abelha, rinoceronte, rato, porco-espinho, ameba, cactus, etc.


Motocicletas

  • Battle Hopper (Batoru Hoppā): Moto orgânica, construída para servir a ambos os Imperadores Seculares. Chegou a ser usada de modo cruel por Shadow Moon no fim da série. Possui um instinto quase humano, e tem o poder de se auto-regenerar (vide episódio 7) caso sofra algum dano grave, possui também a habilidade do ataque dinâmico, capaz de cortar o chifre do Monstro mutante Rino.
  • Road Sector: Criada originalmente pelo engenheiro e motociclista Yoiti Daemon (Akira Diamond, na dublagem brasileira), foi originalmente projetada para os Gorgom, mas passa a ser de Kamen Rider Black no episódio 12. Apesar de não possuir o instinto de um ser vivo (caso de Battle Hopper), Lord Sector possui radar, computador e ainda pode atingir a velocidade média de 500 km/h.


Técnicas de Kamen Rider Black

Kamen Rider Black não possui nenhuma arma. Possui apenas habilidades especiais, citadas à seguir:

  • Golpe Insectus (Rider Punch no original): É o soco Rider de Kamen Rider Black. É o primeiro golpe que ele aplica nos mutantes para destruí-los. Em algumas ocasiões Kamen Rider Black somente deu o Rider Punch no monstro para eliminá-lo, como ocorreu no episódio 28.
  • Golpe Louva-a-Deus (Rider Kick no original) : É o chute Rider de Kamen Rider Black. É o segundo golpe que ele aplica nos mutantes para destruí-los. Depois de aplicar os dois golpes mortais no monstro, ocorre um acúmulo da energia, ele é consumido pelo fogo e explode. Assim como às vezes Kamen Rider Black somente aplicou o Rider Punch no monstro para acabar com ele, em alguns episódios ele só precisou aplicar o Rider Kick no monstro para derrotá-lo, como ocorreu no episódio 7.
  • Punho Distensor (Rider Chop no original) : É raramente utilizado. Consiste em um golpe no qual a mão de Kamen Rider Black se transforma numa espécie de lâmina (segundo as informações narradas quando o golpe foi utilizado pela primeira vez, é capaz de cortar aço de até um metro de diâmetro).
  • King Stone Flash ou Raio King Stone : É uma energia que Kamen Rider Black emite de seu cinto para afugentar ou aturdir seus inimigos.
  • No final da série, Kamen Rider Black chega a usar o Sabre Satã de Shadow Moon; na realidade ambos, Kamen Rider Black e Shadow Moon podem utilizá-lo.
  • Power Stripes : É uma energia auto-explosiva que serve para libertar Black quando algo o imobiliza, transmitida de seu kingstone para todas as sua listras, sendo capaz de derreter materiais que estejam prendendo Kamen Rider.
  • Rider Sensor : É utilizado por Kamen Rider Black através de suas antenas, assim podendo localizar objetos, ou criaturas em movimento, funciona como um radar.
  • Ultra-Visor : Ferramenta indispensável contra as ilusões às vezes causadas pelo inimigo. Amplifica a visão de Kamen Rider Black, ativando um tipo de visão de calor ou noturna, utilizado também para seguir adversários rápidos ou conseguir enxergar em situações adversas.
  • Chute Ryu: Conhecido como o chute do Dragão, usado apenas uma vez em que Suda faz uma aparição.
  • Chute Quadruplo: Chute em que os quatro Riders Black, RX, Bio Rider e Robô Rider usa em um especial Kamen Rider Black RX: Stay in The World.
  • Chute Duplo: Chute em que os dois Riders Black e RX usam no seriado de Kamen Rider Decade.

Seu fim não revelado no Brasil

Durante a luta contra Shadow Moon, Battle Hopper consegue resistir a possessão de Shadow Moon e Kamen Rider o liberta usando a energia do King Stone.
Durante a luta, Shadow Moon fere Battle Hopper a golpes de espada, mas Battle Hopper num último esforço faz um ataque suicida e explode fazendo Shadow Moon voar longe e Kamen Rider aproveita para desferir o último golpe.
Depois de vencer o monstro Monstro mutante Togewo, Battle Hopper morre e Kamen Rider parte para o último acerto de contas contra o Shadow Moon e o Grande Rei.
Shadow Moon aparece na caverna, Kamen Rider tenta convecê-lo daquilo do que está fazendo era loucura, Shadow Moon não cede e Kamen Rider atinge o King Stone de Shadow Moon com o Sabre Satã.
Shadow Moon pede o Sabre Satã a Kamen Rider dizendo através do Sabre Satã ele não iria para o inferno, mas ele o convence dizendo que sempre será conhecido como o próximo Rei Secular e tirou aquilo que ele iria salvar, o Nobuhiko.
Começa a batalha entre Kamen Rider e Grande Rei e o Kamen Rider diz a Shadow Moon que voltaria para salva-lo.
Com suas forças e de Road Sector, era impossível deter o Grande Rei, e Kamen Rider usa o poder do Sabre Satã e o desfere no Grande Rei falando se no mundo existir a maldade nos corações humanos, ele voltaria.
Kamen Rider volta para salvar o Shadow Moon, mas era tarde demais.
Issamu, fica diante da base de Gorgon, com a Road Sector ao seu lado impunhando o Sabre Satã se perguntava o que acontecia com Nobuhiko e ele atira Sabre Satã gritando o nome de Nobuhiko.
No fim, Issamu terminou só relembrando parte dos acontecimentos de sua vida, mas ele não podia desistir e ele parte para uma nova aventura para enfrentar o império Crisis como Kamen Rider Black RX e sua antiga parceira que foi destruida por Shadow Moon, mas renascida como Acrobatter.

Curiosidades

  • Tetsuo Kurata, o ator que interpretou Issamu Minami, também canta o tema de abertura da série, além de uma música somente vista em um dos especiais para cinema da série.
  • O personagem Issamu Minami retornaria na continuação direta Kamen Rider Black RX.
  • No primeiro episódio, enquanto Issamu tenta escapar dos sarcedotes de Gorgon, ele se transforma pela primeira vez em uma forma diferente daquela adotada para o resto da série. Na verdade, trata-se do visual original usado no mangá de Shotaro Ishinomori.
  • Mesmo com o título de Black Kamen Rider adotado pela dublagem, a série era anunciada como Blackman, que também era usado para os brinquedos e para o LP da trilha sonora.
  • Apesar do enorme sucesso no Brasil, o último episódio (51 - O Último Dia de Gorgom) jamais foi exibido, embora exista um boato de que foi exibido por uma única vez. Especula-se que os licenciadores não compraram o episódio por razões econômicas, e que também depois de tanto tempo de investigação foi comprovado que o Kamen Rider Black não tem o seu último episódio dublado ou sequer chegou ao Brasil. Em 2009, o próprio distribuidor confirmou que o episódio 51 foi dublado sim, mas nunca exibido.
  • De qualquer forma, o episódio mais visto na história das séries foi o "Renascimento dos Sacerdotes" (36). Pela primeira vez roubando a audiência, a Rede Manchete vence a Globo com Xuxa. O episódio era o retorno triunfante dos sacerdotes destruindo Tokyo.
  • O nome do personagem Doutor Kuromatsu significa em japonês fim negro (kuro=negro/preto, matsu=fim).
  • O ator Susumu Kurobe (Kuromatsu) também interpretou o personagem Hayata em Ultraman e o personagem Dr. Kuroda no primeiro e no último episodio de Winspector.
  • Em 8 de agosto de 2009, Kamen Rider Black teve uma participação tanto na série Kamen Rider Decade (episódios 26 e 27) quanto no filme que reuniu todos os Riders em uma grande luta contra a organização Dai Shocker, intitulado Kamen Rider Decade: Gekijouban! All Riders Vs. Dai Shocker.

Mangá

O mangá com roteiro e arte de Shotaro Ishinomori, autor original da franquia Kamen Rider, foi publicado entre 1987 e 1988 na revista Shonen Sunday. O mangá possuí uma temática mais adulta e realista do que a da série de televisão, sendo por muitos considerado o precursor do filme Shin Kamen Rider: Josho, mais fiel a proposta original de Ishinomori.


Especiais para cinema

Além dos 51 episódios da serie, a Toei Company produziu dois filmes para cinema que jamais foram exibidos no ´Brasil, aonde cada um possui a duração de um episódio (aprox. 23 min.). no primeiro especial que se intitula: ``Rápido Para Onigashima (Hurry to the Island of Devil)´´, Black Kamen Rider vai até uma ilha para resgatar um grupo de crianças sequestradas pelos Gorgom; e no segundo especial intitulado: ``Terror! O Museu dos Monstros do Mal (Monster Mansion)´´, o Herói tenta impedir um plano de Shadow Moon de construir sua Base Gorgom na cidade de Yubari.

Fonte:wikipedia

0 Response to "Black Kamen Rider"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme