Dragon Ball


Alternativos:Bola de Drac, Bola de Dragón
Ano:1986
Diretor:Daisuke Nishio
Estúdio:Toei Animation / Bird Studio
País:Japão
Episódios:153
Duração:30 min
Gênero:Aventura / Fantasia / Comédia






Antes de começar a escrever sobre essa obra GIGANTESCA, vamos conhecer um pouco mais do autor.
Akira Toriyama nasceu no dia 5 de Abril de 1955, no Japão, Distrito de Aichi. Descobriu o desenho quando criança com clássicos da Disney e as obras de Osamu Tezuka. Tornou-se desenhista gráfico após graduar-se e, em 1978, foi contratado pela Shueisha, uma poderosa editora japonesa. Pouco depois, publicou o primeiro 
Mangá de sua vida, Wonder Island. Após isso, fez outros mangás, Highlight Island, seguido por Tomato Girl Detective. Em 1980, Toriyama deu inicio à história de uma garota cibernética, cujo mangá chamava-se Dr. Slump, alcançou cerca de 100 volumes e, mais tarde, acabou sendo o primeiro anime produzido por Toriyama.

Tudo bem, até aí tudo certo... mas e Dragon Ball, cadê?

Após o sucesso de Dr. Slump, Toriyama tinha uma grande editora para lhe dar suporte, mas precisava de idéias, uma nova inspiração. Em busca de uma nova historia, ou apenas diversão, assistia a filmes de kung-fu exaustivamente. Boatos dizem que ele assistiu "Drunken Master", com Jackie Chan, umas vinte vezes. Influenciado por isso, criou Dragon Boy, uma série que mais parece um "primeiro passo" para a criação do universo Dragon Ball. Mais tarde, passou também a se interessar por cultura chinesa e acabou conhecendo a lenda Saiyuki.

Diz a lenda que um macaquinho (meio macaco, meio humano) chamado Son Goku morava nos céus. Ele tinha poderes mágicos e flutuava sobre uma nuvem chamada Kintoun (Nuvem Dourada, no Brasil). Son Goku, que parecia mais um capetinha, de tão bagunceiro, aprontou com os deuses e esses, para castigá-lo, mandam-no para a Terra. Agora, a única forma de Son Goku voltar ao Mundo Celestial é fazendo boas ações aqui na Terra, e uma delas é ajudar o monge Genjo Sanzou em sua jornada pela iluminação celestial. A história e os personagens da primeira fase de Dragon Ball foram todos baseados nesta lenda. As esferas do dragão foram colocadas no desenho apenas para fazer o novo Goku cumprir uma jornada parecida atrás dos pedidos de Shenron, o dragão "chinês" sagrado. A mistura da lenda Saiyuki com filmes de "kung fu" e mais uma boa dose de humor resulta na primeira parte desse universo chamado Dragon Ball.

Dragon Ball é dos animes mais cultuados do Japão e do mundo. Sucesso absoluto em todos os paises onde foi exibido, o anime é também um dos mais extensos e rentáveis já feitos. São milhares de produtos licenciados com o nome Dragon Ball, que vão desde bonecos, canetas e os mais diversos brinquedos, a jogos dos sistemas mais atuais de videogame, e parece que a franquia nunca perde o fôlego. Quando você pensa, "nossa, Dragon Ball sumiu!", chega aquele jogo novo e todo mundo volta a comentar a série.

Devido à sua extensão, a série conta com diversas fases, divididas em 3 séries (Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT, este último, não feito por Toriyama) e como não sou de ferro, vou comentar, nesse já extenso "review", apenas a primeira e mais carismática das 3.







A história de Dragon Ball gira em torno de um punhado de esferas mágicas: as Esferas do Dragão, que dão nome ao anime e ao 
manga. Goku, um garoto com cauda (lenda Saiyuki? o/ presente), é o herói de nossa história. Ele vive sozinho com uma esfera alaranjada que chama carinhosamente de vovô (Não, a esfera não tem nada a ver com o Wilson do filme Náufrago, hehehe), por ser a única lembrança deixada pelo velhinho. Dizia uma lenda que as Esferas do Dragão eram em numero de 7 e, quando encontradas e postas juntas, tinham o poder de realizar o desejo daquele que as houvesse encontrado para, depois, se perderem novamente pelo mundo. Então, quer dizer que o Wilson, ops, o "vovô" é uma esfera mágica? EXATO. Sem saber absolutamente nada sobre tal lenda, o inocente e jovem Goku, ao conhecer a ainda adolescente Bulma, que possui 2 esferas do dragão (seu desejo é conseguir um noivo! êta povo egoísta), acaba entrando nas mais diversas, empolgantes, engraçadas e frenéticas situações, sempre à procura das outras 4 esferas e do segredo que elas carregam. Com o passar da história, mais pessoas se juntarão à sua turma, e diversos inimigos estarão à espreita para acabar com Goku e conseguir as esferas do dragão.

Uma curiosidade: o Kamehameha, magia conhecida de Goku, foi inventada pela mulher de Toriyama. Ele estava aborrecido dizendo: "O nome do ataque especial do Mestre Kame vai ser alguma coisa com Ha". Então sua mulher diz "KAMEHAMEHA". A palavra tinha uma sonoridade muito legal e logo foi incorporada ao personagem. Significado: "Kame" significa tartaruga e "Ha" significa onda, mas a palavra inteira não tem significado algum em japonês. Mas, Kamehameha é um Deus havaiano. Misturando tudo dá até pra entender porque o mestre Kame vive numa ilha paradisíaca, tem uma casca de tartaruga nas costas e sempre usa roupas bem floridas. Outra curiosidade é que a dubladora de Goku (sim, é uma mulher), Masako Nozawa, também dublou seus 2 filhos e chegou a dublar os 3 ao mesmo tempo em uma cena, deixand Toriyama espantado.

A Série Dragon Ball é, sem duvida, a melhor das 3 existentes. Uma curiosidade interessante é que a série GT não existiu no 
mangáoriginal. Ela foi feita algum tempo depois do término da série Z e após muita pressão dos fãs, que exigiam uma nova série com um final de verdade, e não teve Akira Toriyama como roteirista e desenhista: ele apenas supervisionou a produção e, talvez por isso, a série tenha ficado tão aquém das outras duas, tanto na arte quanto na trama. E, por falar na trama, no anime em questão, este ponto não se trata de nenhuma obra-prima. A trama de Dragon Ball é, na verdade, bem simplista e descomplicada. Não como na fase Z, que é cheia de buracos e reviravoltas dispensáveis que acabam com toda a magia da série original, e nem como a fase GT, pobre e amadora no que deveria ser uma tentativa de reviver a fase aventureira e divertida do anime. 

Mas se a trama não é o ponto forte desse anime, o que poderia ser?

A resposta é simples: muitas cenas de combate, com direito a lutas épicas e marcantes, e um extraordinário carisma que brota de cada um dos personagens da série. A mistura de ação é comédia não deixou a série pesada e arrastada, como a série Z . Voltando à parte positiva, temos lutas magníficas, como a cena memorável da incrível luta de Goku contra o Ninja Púrpura, simplesmente hilária e de muito bom gosto. Apesar de não ser espetacular, Akira tinha um estilo diferente dos animes de sua geração, tentando fugir de seus estereótipos (personagens e heróis magros e altos). Os traços de DB mantém a mesma qualidade do início ao fim, o que é difícil numa série de 153 episódios. Outro ponto interessante é o foco nas aventuras, não tratando o herói como o salvador da Terra, dando ênfase à sua jornada de aventuras sem ter vilões a todo momento querendo explodir o planeta a todo custo (salvo a saga do Piccolo Daimaoh).

Mas como nem tudo são rosas, os problemas estão presentes, e quanto maior o anime, mais chances temos de encontrá-los. A extrema simplicidade do roteiro faz com que o herói apenas siga seus objetivos sem precisar tomar nenhuma decisão difícil, pois matar em Dragon Ball não é encarado como um "problema". Os vilões em Dragon Ball são pouco explorados, com pouca ou nenhuma informação sobre seu passado e o porque de agirem assim. Simplesmente dá a entender que os bandidos são maus por natureza, perdendo muito do drama da história. Laços de amizade e romances que poderiam deixar a série mais envolvente também foram deixados um pouco de lado. É verdade que a série não tinha intuito de ser dramática, mas esses elementos esquecidos poderiam enriquecer muito a obra. Apesar de carismáticos, os personagens são pouco desenvolvidos psicologicamente, não têm passado, problemas ou amarguras. São os típicos "montes de músculos" que gostam de dar porrada. 

A série possui um "final" próprio, mas para quem desejar conhecer realmente todo o universo, é necessário assistir às suas continuações Z e GT.




Dragon Ball é uma série de ação fantástica que, não à toa, teve sua fórmula copiada inúmeras vezes mais tarde, com a enxurrada de animes-pancadaria que pipocaram em seguida. É ação e comédia de ótima qualidade. Se você gosta do gênero, estará em casa. Mas se prefere algo mais dramático, com personagens bem desenvolvidos e uma trama mais cabeça, nem perca tempo.

Fonte:animehaus

0 Response to "Dragon Ball"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme